É, para se destacar, precisa ser diferente.

Se você não quer fazer nada além, não quer correr risco algum, não quer tentar nada novo, você nunca se destacará. Você apenas entrará numa rotina de tentar agradar todo mundo a todo o custo e daí, cairá na segura “mesmice”, onde a maioria se aninha. Mas pensemos – para que se acostumar com coisas ruins se logo ali estão as coisas boas, corretas, melhores, com as quais você também poderá se acostumar depois? Para que poupamos tanta energia na inércia? Esse não fazer nada, não dizer nada, não ver nada, vai levar a quê afinal das contas?

Para destacar-se é preciso ser um inconformado. É preciso acreditar em si e nas pessoas ao seu redor. Crer que mais do que se tem é possível, mais do que se é, é alcançável. Não basta, mas precisa-se muito, querer. Neste interessante caminho para o destaque existe muito, muito trabalho. Existe muita “incomodação”, levanta-se muita poeira, mexe-se em coisas que já estavam engessadas, em esquemas errados ou medíocres que já tinham virado hábito e por isso quase, quase pareciam certos. Claro, no caminho de quem se destaca, está normalmente um monte de erros. Faz parte. Mas também está o difícil reconhecer, reerguer, superar e tentar novamente.

Disso que tudo e todos precisamos – mais coragem! Para acreditar em si, e acreditar que é possível fazer a diferença na vida das pessoas que estão ao nosso lado e, até, longe de nós. O preâmbulo serve de alerta e também de incentivo – dá tempo de inscrever a sua empresa, seu projeto e sua pesquisa no Destaques do Ano ARH Serrana 2015. O Destaques do Ano em Recursos Humanos é um dos mais importantes reconhecimentos na área de gestão de pessoas da Serra Gaúcha. Neste ano o prêmio, realizado pela ARH Serrana, alcança sua 23a edição reconhecendo práticas exemplares em cinco categorias: Gestão Estratégica de Pessoas, Projetos, Responsabilidade Socioambiental, Acadêmica e Personalidade do Ano. Os agraciados são escolhidos pela inovação, pesquisa e pela busca e aplicação das melhores práticas em gestão de pessoas.

É importante salientar que os participantes não concorrem entre si. Cada organização, profissional ou acadêmico é avaliado na sua individualidade, conforme a sua própria condição ou evolução. Até 2014, o prêmio agraciou 76 empresas na Categoria Gestão Estratégica de Pessoas, 31 grupos na Categoria Projetos, 25 organizações na categoria Responsabilidade Socioambiental e 16 alunos na Categoria Acadêmica. Também foram homenageadas 17 pessoas como Personalidade do Ano. Neste ano, a entrega do prêmio acontece no dia 16 de outubro. As inscrições devem ser feitas até o dia 30 de junho.

A NOI de maio publicou uma matéria especial explicando como funciona o Destaques do Ano e incentivando a participação de toda região. Você pode ler a NOI em www.revistanoi.com.br, e saber mais sobre o prêmio em www.arhserrana.com.br.