Epa, o país está parando!
Desculpe, mas isto eu escrevi em 2011.
Dilma, só reduzir o IPI não basta! Eu sou você amanhã, colocando que o país “explodiria” até 2016. Empurrando com a barriga, mostrando que o endividamento público iria realmente explodir, que a falta de investimento causaria sérios transtornos, que uma reforma tributária já deveria ter sido feita, que a colocação do país na 88ª. posição em educação era sintoma de problemas, que era contra a reeleição e que o modelo do governo federal baseado no consumo interno estava fadado ao insucesso, como ocorreu. O Brasil é subdesenvolvido? Que a alta dependência externa, que o modelo econômico baseado no consumo, que as desigualdades sociais, que a baixa educação, a baixa pesquisa, os juros altos, a alta intervenção do governo na economia iriam levar este país a uma crise.
Desculpe, mas isto escrevi em 2012.
O imposto nosso de cada dia, onde a carga tributária saiu de 22% do PIB para 37% atualmente; Por que os preços não caem? Pela expectativa futura de inflação maior. O Brasil vive uma estagflação? Um dos primeiros anúncios do Brasil sobre a estagnação do crescimento com inflação, situação difícil de contornar se nada fosse feito. Nada foi feito. Crise? Que crise é essa?Já alertava sobre a possível crise atual ainda em 2013. Por que o Brasil não cresce como esperamos? O Brasil estragou tudo?
Isto escrevi em 2013.
No fio da navalha, mostrando que os governos gastam mal. Escassez de líderes. O Brasil é populista? Pegamos o ônibus errado? (modelo da Venezuela, Argentina, Cuba, Bolívia e China). Você, eu e a Petrobrás. Um Brasil que sangra! A ditadura do medo. Pib negativo para 2015.
Isto foi em 2014.
Privatizem os governos. O PT quebrou o Brasil? Só em 2018. Isto foi em 2015.
Bem, esta é uma pequena amostra da sinalização que eu já vinha apontando para a economia desse nosso Brasil desde lá em 2011. Foram 5 anos mostrando que aquele caminho que estava sendo adotado não era o melhor. Até sugeri, numa espécie de carta aberta à Presidente Dilma o que ela deveria fazer para corrigir o rumo. Pouco foi feito. Deu no que deu.
Mas isto você e muitos agora já sabem. Não todos sabem pois muitos ainda não se dão conta da má gestão econômica e política dos últimos anos. O ministro da fazenda, esta semana, comparou esta crise como sendo a pior de todos os tempos, pior inclusive que a pós 1929.
Chegamos no fundo do poço?
Afirmo que este ano de 2016 é o fundo do poço.
O governo federal deve cortar gastos até tornar o orçamento positivo, a política externa já está mais nos trilhos, o protecionismo exagerado dos últimos 2 governos terá voz reduzida, o populismo terá menor espaço, planos de crescimento poderão ser lançados e implantados, o agronegócio está forte, a taxa de inflação tende a baixar no médio prazo e isto reduzirá os juros.
Michel Temer deveria colocar um ministro a cada dia para apresentar a toda imprensa ( e, por isso, a todo brasileiro ) um plano de desenvolvimento para seu ministério. Com isto, teríamos uma agenda positiva, a confiança retornando e maiores investimentos. Ele deve parar de governar como os antigos faziam e preparar o país para 2018.
Você empresário, comece hoje a investir (o possível) para a recuperação a partir de 2017. Mantenha o emprego, se não for empresário mas também tenha um comportamento mais otimista. Isto ajudará.
Acredito firmemente que este ano chegamos ao fundo do poço e não tem um alçapão.