Como era de se esperar, o Brasil “começou 2017” assim como Bento Gonçalves. Mas, como sempre acontece, historicamente, nada é feito para solucionar ou minimizar os problemas caóticos do nosso trânsito. Há pontos de estrangulamento que já deveriam ter sido resolvidos e não só na área central. Faltam semáforos, faltam ações concretas em locais como a Rua General Osório e Marechal Floriano, enfim falta competência para resolver. Ou, talvez, a elaboração de mais um “estudo” sobre o trânsito de Bento? Creio, também, que se tivéssemos mais uns quarenta agentes de trânsito, trabalhando e multando os infratores, tudo ficaria beeeemmmm melhor. Mas, se contratam cargos de confiança…

Os ciclistas
Qualquer motorista que tenha feito, com seriedade, autoescola para obter a carteira sabe que os veículos devem transitar com um espaço de um metro e meio distante de ciclistas. E qualquer ciclista, que tenha um mínimo de juízo, sabe que não pode transitar contramão e deve, sim, obedecer a sinalização. Não transitar nas calçadas é básico, elementar. O problema é que as leis, no Brasil, são feitas por um Congresso Nacional que se renova parcialmente em cada período, mas os desleixos, os descasos continuam. O Código de Trânsito Brasileiro determina obrigações para pedestres e ciclistas, não só para motoristas. Porém, há trinta anos estes artigos deveriam estar regulamentados. Talvez por falta de tempo nossos “representantes” não regulamentem.

Os pedestres
Em Bento, os pedestres são um caso à parte. Muitos deles são motoristas na maior parte do tempo, mas quando andam a pé fazem a mesma coisa que os pedestres de sempre. E não são poucos. Entrar ou sair de um estacionamento depende da “boa vontade” de alguns pedestres; vale o mesmo onde existem faixas de segurança. Pedestres acham que é sempre a vez deles. Tanto quanto pedestres precisam utilizar as ruas os veículos necessitam cruzar calçadas. E onde existem semáforos para pedestres? Bem, nem onde eles estão instalados muitos pedestres os respeitam. O pior disso tudo é que não se vislumbra qualquer possibilidade de ajustes nesses conflitos.

Os motoristas
Basta ficar alguns minutos em determinados locais para se constatar o desconhecimento de regras básicas de circulação por parte de muitos motoristas. Na cidade alta, no encontro das ruas Olavo Bilac e Dr. Casagrande, por exemplo, a maioria desconhece que a preferência é dos veículos que sobem pela Dr. Casagrande, pelo simples motivo deles virem pela direita de quem vai acessar a rua Dr. Casagrande pela Olavo Bilac. E o que dizer daqueles que abrem as portas moda diabo, em qualquer lugar, sem ter o cuidado de conferir se há carro, moto ou ciclista indo em sua direção? Na rua Saldanha Marinho quem está transitando precisa estar preparado para não atingir uma porta aberta por um “sem noção”. E vejam que há “n” decisões do STJ dando ganho de causa àqueles que bateram em portas abertas desse jeito.

Que país é esse?
A pergunta é de fácil resposta: é o país dos “Donos do Brasil”. Esta semana houve divulgação de coisas inacreditáveis. Michel Temer, por exemplo, recebeu 45 reais de aposentadoria como promotor aposentado em São Paulo, no mês de fevereiro; a lei de 2014, que previa aposentadoria para deputados estaduais no Rio Grande do Sul AINDA não foi revogada; a farinha de trigo tem previsão de aumento de 10% em março, quando se anuncia safra recorde; fhc diz que “caixa 2 só é crime se for propina pessoal, não para campanha politica”; Aloisio Nunes vira ministro e Romero Jucá vira líder do governo, ambos citados na Lava Jato; a ANAC autoriza empresas aérea a cobrar pelas malas dos passageiros, sob o argumento de que o preço das passagens irá reduzir (claro que só depois do sargento Garcia prender o Zorro); as delações continuam citando demotucanalhas, mas fica tudo por isso mesmo. Conclusão: este é UM PAÍS SÉRIO! Ou não?