Ohh bicho triste!!!! Quanta propina, diria um desavisado. Bahh, como aguentamos tanta propina, diríamos nós, gaúchos. Este país deve ser muito rico, pois mesmo com toda esta corrupção, o país ainda sobrevive, diria um outro brasileiro de muita fé.
Somente para falar de duas operações da polícia federal, a lava jato e a zelotes dariam R$ 50 bilhões em propina. Notem que não estou falando em milhões, estou falando em bilhões. E, com certeza, isto é só nos últimos poucos anos e só na Petrobras e no Carf.

Realmente, é de se pensar como o país aguenta. São milhões para cá, bilhões pra lá e quase nada de segurança, saúde, educação, saneamento básico. Só tem dinheiro para a propina.
O cidadão comum não consegue retirar 5.000 do banco sem dar mil e uma explicações. E como bilhões são movimentados sem ninguém pedir nada? Milhões em dinheiro vivo vão para cá e pra lá e ninguém sabe de nada. A lava jato está mudando esta realidade.

Mas, amanhã vai ter outro escândalo de corrupção. É só esperar. Depois de amanhã, outro e mais outro. Neste país brasileiro, não há o que esperar senão mais escândalos de corrupção por todos os cantos.

A saída: terminar com as estatais. Privatizá-las. Estas empresas sempre foram um cabide de emprego e lugar onde a propina pode correr solta. Outra seria terminar com os políticos mas isto não dá pois toda sociedade democrática necessita de governos. Sem governos seria o caos. Com eles também. Exceções existem. Conheço bons políticos. Mas bem que os governos poderiam ser melhores. Só sabem aumentar impostos e dizer que não sabem de nada. Não é comigo estão falando há muito tempo principalmente os que se diziam “imunes” à corrupção.

Para termos governos melhores, precisamos ser melhores. Aceitar tudo o que os políticos dizem de boca fechada não dá. Exigir dos governantes é um direito e um dever de todo cidadão brasileiro.

Voltando à propina, é ultrajante ver tanta corrupção neste solo quando muitos brasileiros passam fome, quando muitos vivem em favelas ( que alguns dizem comunidades para ficar menos feio ), quando os índices de desenvolvimento humano de nosso país não são nada bons, quando muitos ainda não tem acesso à saúde digna, quando 10 assaltos acontecem por semana nesta cidade e pouca condição de serem combatidos existe porque são poucos os policiais, quando há mais de 11 milhões de desempregados, quando muitos precisam ainda do lixo para sobreviver. Mas temos copa do mundo e olimpíadas. Isto basta, para muitos. Não para mim e, possivelmente, não basta para você.

O país do jeitinho brasileiro tem que mudar. O pão e circo não aguenta mais. O grito de liberdade do povo contra a corrupção já foi proferido. Precisamos lavar este país. Na democracia, na força da expressão e da palavra, mas este país precisa ser passado a limpo. Uma utopia, talvez. Mas de utopia em utopia, talvez vejamos as mudanças que tanto queremos e precisamos. Pode demorar, mas já começou. Só não vê quem não quer.

Ahh, a formiga do título? Adivinhe quem é ??!!!!. Trabalhar, trabalhar e trabalhar. Pagar imposto, pagar imposto e pagar imposto.

O leão só é o rei da floresta porque o elefante não sabe da força que tem.
Isso um dia muda.