céu claro
11/03/2016 09:57:52

Parque Ventoso em Farroupilha terá bilheteria

Os recursos serão destinados a manutenção da nova estrutura do local

Da Redação
redacao@jornalsemanario.com.br
Edmilson de Arruda, Divulgação
A entrega das melhorias para a comunidade está agendada para o dia 19 de março

A Prefeitura de Farroupilha entregará a comunidade no dia 19 de março, sábado, as obras de revitalização do Parque Salto Ventoso. Entre as melhorias realizadas em toda a estrutura estão a pavimentação de trilhas, instalação de passagem metálica na parte inferior da cascata, de mirante na lateral da queda d'água e de bancos e lixeiras, além do trabalho de paisagismo e colocação de placas informativas e de sinalização. São mais de R$ 450 mil em investimentos.

Com as melhorias, visitantes poderão contemplar a beleza natural de forma mais confortável e segura. Para manter toda a nova estrutura, a empresa responsável por administrar o Parque cobrará o valor de R$ 8, para ingresso no local. "Agora, o Salto Ventoso vai ter toda uma infraestrutura diferente e esse patrimônio precisa ser mantido", explica o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Fabiano Piccoli.

Do valor arrecadado, 85% ficará com a empresa, sendo que a mesma terá como contrapartida a limpeza, manutenção, segurança, oferta de seguro de vida para todos os visitantes e o reinvestimento no local, através da oferta de produtos e serviços. Todas essas diretrizes - de curto, médio e longo prazo - estão previstas no Plano de Manejo, elaborado pela Prefeitura em conjunto com a Atuaserra e serão fiscalizadas por uma comissão. Os 15% da receita de bilheteria vão para o Fundo Municipal de Turismo.

Neste Plano constam ainda as proibições, restrições para controles de fauna e flora, multas, balneabilidade, destinação de resíduos, atendimento das atividades de turismo de lazer, de natureza e aventura, estacionamentos, preservação da área de circulação de pedestres, funcionamento e permanência no local. O Parque funcionará de terça a domingo, das 9h às 18h. Ao longo do tempo, demais atividades devem ser ofertadas, como a prática de esportes de aventura (rapel, arvorismo, trekking), aulas de educação ambiental, memorial, com valores específicos.

 

Compartilhe pela rede:
Comente esta matéria
veja mais
1 de 42 pág.

cadernos