O tópico sucessão empresarial foi um dos ganchos para se pensar o empreendedorismo na Expo Carlos Barbosa 2016. Na tarde desta sexta-feira, 23 de setembro, a reunião-almoço realizada em parceria da Associação do Comércio, Indústria e Serviços (ACI) de Carlos Barbosa com o Sindicato dos Psicólogos de Carlos Barbosa e Garibaldi (SerPsi) instigou os empresários a pensarem nos possíveis desafios enfrentados ao assumirem cargos de liderança.

Segundo a presidente da Expo Carlos Barbosa 2016, Marisa Kaspary Zanatta, o tema da palestra foi pensado para levar um diferencial aos expositores. “Este encontro reflete a preocupação da ACI em conciliar eventos que agreguem conhecimento profissional à feira. Escolhemos um tema abrangente, que serve para todas as áreas, e tem tudo a ver com o município, que empresas tradicionais, muitas delas familiares. Para as próximas edições da Expo, a ideia é promover eventos setoriais, abordando tópicos específicos”, ressalta.

Em sua fala, a palestrante Ivana Hilgert destacou que o processo sucessório deve ser planejado levando em consideração as particularidades do empresário e da empresa. “Um líder precisa conhecer seus pontos fracos e fortes. Com base em sua análise pessoal, deve ter confiança para enfrentar as dificuldades que aparecem durante sua atuação, especialmente quando é ou será o sucessor de alguém. Essa relação deve ser baseada na confiança”, explicou.

O empresário Jeferson F. Bertolini compartilhou sua história de sucessão familiar com os espectadores. “No meu caso, a história da empresa sempre esteve de algum modo ligada à minha história pessoal. O que vejo hoje é que um dos desafios dos sucessores é agregar e transmitir valores para dar continuidade ao negócio. Suceder uma empresa não pode se limitar a receber tudo pronto, é preciso buscar o desenvolvimento”, contou Bertolini.

Para Marisa, a reunião-almoço realizada nesta sexta-feira sinaliza a intenção da ACI em realizar outros eventos nesse molde em Carlos Barbosa. “Estamos muito satisfeitos em aproximar ainda mais a SerPsi à comunidade local, pois apesar de ser uma entidade ainda jovem, com oito anos, reúne profissionais comprometidos com o que fazem e interessados em apoiar ações de desenvolvimento na região”, finaliza.

A Expo Carlos Barbosa 2016, que já recebeu em torno de 58 mil visitantes em sete dias de evento, é realizada pela Associação do Comércio, Indústria e Serviços (ACI) de Carlos Barbosa e ocorre das 13h30min às 21h, na sexta-feira; das 10h às 21h, no sábado, e das 10h às 18h, no domingo. A feira conta com o apoio da Associação de Cultura e Turismo de Carlos Barbosa (ACT/CB), da Câmara dos Dirigentes Lojistas do município, da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo e da Escola de Música Universo Fênix.