Os formandos do Curso Confeiteiro do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), pela Unidade Senac Bento Gonçalves, participaram, na tarde de quinta-feira, dia 26 de fevereiro, da solenidade de entrega de certificados. O curso, que iniciou em outubro e encerrou neste mês, teve a duração total de 300 horas. Os conteúdos foram divididos em várias matérias, entre elas empreendedorismo, relações interpessoais, custos e orçamentos, gastronomia regional e as técnicas de trabalho do confeiteiro.

Ao se formar, os 12 alunos estão aptos a desenvolver todas as atividades relacionadas à confeitaria, tais como massas básicas de cucas, bolos, tortas, doces e salgados comerciais e de balcão, chocolates, biscoitos e outras delícias. De acordo com o professor e orientador do curso, Edivan Woithoski, o mercado está carente de profissionais capacitados para atender a demanda. “Bons profissionais tem emprego garantido e os que souberem desenvolver a criatividade tem lugar de destaque, neste mercado que cresce cada vez mais”, afirma Woithoski .

O Senac tem atuação forte na gastronomia e já capacita alunos a mais de 30 anos em Bento Gonçalves. Ao longo deste período a instituição formou mais de 300 confeiteiros. “Somente com a demanda do Pronatec foram mais de 100 alunos nos últimos três anos”, revela o professor, que orienta os alunos neste curso. O Senac está localizado na Saldanha Marinho, 820. O telefone para mais informações é o 3452-4200.

Pronatec

Criado no dia 26 de outubro de 2011, com a sanção da Lei nº 12.513/2011 pela Presidente Dilma Rousseff, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) tem como objetivo principal expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) para a população brasileira. Para tanto, prevê uma série de subprogramas, projetos e ações de assistência técnica e financeira que juntos oferecerão oito milhões de vagas a brasileiros de diferentes perfis nos próximos anos. O site é o pronatec.mec.gov.br.