Apesar de ter algumas semelhanças superficiais, a psicoterapia e o coaching são metodologias diferentes, porém podem ser complementares e ambos possuem alguns objetivos similares, como o autoconhecimento e o desenvolvimento pessoal e profissional.

A psicoterapia é um processo que busca auxiliar as pessoas que apresentam algum problema de ordem psicológica, tendo por objetivo tratar transtornos emocionais e comportamentais, ajudando o sujeito que apresenta como queixa alguma dificuldade em sua vida. Nesse processo, tende-se a trabalhar com as dificuldades apresentadas pelo sujeito ao buscar tratamento, sendo possível tratar de determinados problemas ou sintomas como dificuldades de relacionamento,depressão, compulsões, etc.

Nos sessões de psicoterapia se trabalha com um olhar para as situações que o sujeito traz nos atendimentos, visando uma forma de compreensão que vai além dos sintomas, privilegiando a totalidade da personalidade daquele que está em busca de se encontrar.

A Psicoterapia tem como objetivo principal tratar e reestruturar. Seu foco é “terapêutico”. Busca-se tratar algo que está “desequilibrando” a vida do sujeito e fortalecê-lo para que possa se sentir estruturado e seguro para viver.

O coaching é uma metodologia de aplicação prática de obtenção e potencialização de resultados, realizada no momento presente com foco no futuro, podendo ou não utilizar recursos do passado. Esse processo não procura resolver problemas, ele funciona através deferramentas e técnicas para que o cliente possa visualizar seus objetivos e planejar a forma de conquista-los. No coachinga pessoa se encontra em um estado atual e almeja chegar a um estado desejado, como por exemplo, a mudança de uma carreira, o emagrecimento, a conquista de um bem, etc.

O coaching não tem objetivo terapêutico, tem como objetivo a obtenção de conquistas, de metas e de realizações. Durante o processo há reforço de habilidades e competências, autoestima e motivação, não sendo necessário existir um problema para ser trabalhado/tratado, o pré-requisito é um desejo ou um objetivo do cliente. No Coaching não são tratados problemas psicológicos ou mentais.

Ou seja, enquanto que a psicoterapia é para problemas de ordem psicológica, problemas comportamentais, emocionais ou cognitivos, o coaching é para obtenção de resultados e objetivos.
Dentre tantas diferenças, a principal semelhança é que ambos os processos auxiliam no autoconhecimento e no desenvolvimento das pessoas. Para buscar um ou outro atendimento, basta saber qual é a sua necessidade!

Fonte: Renata Rigon Cimadon