Em celebração ao Dia Internacional da Mulher, o Sindicato dos Trabalhadores da Construção e do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sitracom BG), realiza hoje, 11 de março, o 1º Chá das Mulheres Trabalhadoras. O evento acontece no auditório da entidade e será dividido em duas parte distintas.

Na primeira, diretoras sindicais do Sitracom BG e de outros sindicatos do município, participam de uma plenária com as trabalhadoras do setor moveleiro pra debater o tema ‘a violência contra a mulher’. “Temos uma preocupação muito grande com esta questão da violência física, mas neste encontro vamos abordar a violência contra a trabalhadora”, disse a diretora sindical, Lionina Salete Cabral Piegas.

A sindicalista considera que as propostas do Governo Federal para a reforma da Previdência Social são uma verdadeira agressão contra as trabalhadoras que já fazem jornada tripla e que agora correm grande risco de perder seus benefícios. “Esse governo está propondo um verdadeiro castigo para nós. Há uma clara ameaça contra as nossas conquistas e se não nos mobilizamos vamos ver esta situação se concretizar”, alerta a sindicalista.

Um dos maiores temores das mulheres está ligado à questão da aposentadoria. “A verdade é que temos um governo sem nenhuma legitimidade que vem cometendo atrocidades contra nossas conquistas. É uma violência sem limites. Já ganhamos menos e trabalhamos mais. Temos o terceiro turno da jornada em nossas casas e ainda querem nos impedir que nos aposentemos”, protesta Lionina.

Essa preocupação coma situação das trabalhadoras se justifica. Hoje, a cada cinco demissões no País, quatro envolvem mulheres. Além disso, seus salários são sempre menores do que os dos homens, mesmo realizando as mesmas atividades. “Temos que estar unidas contra essa violência que nos atinge. Precisamos perder o medo de lutar pelo que é nosso de direito ou perderemos todas as conquistas das grandes lutas”, alerta a sindicalista.

O Sitracom BG tem como bandeira a busca pela igualdade de condições para homens e mulheres. Atualmente, 40% de sua diretoria é formada por mulheres que estão engajadas na luta por mais cidadania. “Temos que diminuir essas diferenças. Não é possível que em pleno século XXI ainda tenhamos mulheres sendo discriminadas e submetidas a todo o tipo de violência. Essa é uma luta que tem de ser de toda a sociedade”, observa o presidente do Sitracom BG, Itajiba Soares Lopes.

Após a plenária as mulheres participam do chá de confraternização. As atividades iniciam às 15 horas.