Em férias recentemente e frequentando uma academia em outro estado do Brasil, fiquei impressionado com o número de pessoas com idade mais avançada praticando musculação. Parece que muitas pessoas da terceira idade já descobriram os benefícios desta atividade física. Quem foi que disse que musculação é assunto para os mais jovens que estão preocupados em modelar o corpo? Os benefícios desses exercícios vão muito além de questões relacionadas à estética. Afinal, quando praticados na terceira idade melhoram a qualidade de vida e ainda ameniza as perdas funcionais no decorrer do processo de envelhecimento.

Com o avançar da idade, muitas são as atividades que se tornam limitadas, mas há um grande engano em afirmar que a musculação é uma delas. A musculação na terceira idade pode contribuir para o corpo que, a cada dia, sofre com mais limitações. É possível, com isso, garantir uma vida longa e cheia de energia.

Pesquisas científicas têm mostrado que a musculação pode retardar o relógio do envelhecimento fisiológico. Enquanto o exercício aeróbico, como caminhar, correr ou nadar, traz muitos benefícios para a saúde, como manter o coração e os pulmões saudáveis e aumentar a aptidão cardiovascular e resistência, em contrapartida ele não contribui para o fortalecimento muscular, coisa que a musculação faz. Estudos têm demonstrado que o levantamento de pesos duas ou três vezes por semana aumenta a força através da construção de massa muscular e densidade óssea.

A musculação pode ser realizada por qualquer idoso, desde que tenha bons profissionais para atender e atingir os objetivos com sucesso. O único motivo que faz com que a musculação seja contraindicada, é através de uma prescrição médica, diagnosticando o indivíduo idoso a não realizar exercícios na sala de musculação. Além do fator qualidade de vida que a musculação traz para todos os praticantes, na terceira idade ela favorece no tratamento e prevenção das doenças do sistema esquelético, como por exemplo, a osteoporose. As atividades físicas para pessoas da terceira idade também são muito importantes para o controle e prevenção do colesterol, diabetes e alterações da pressão arterial, e na ativação do sistema metabólico.

Para começar, você deve sempre consultar o seu médico antes de iniciar um novo programa de exercícios – e quando o fizer deve-se criar um plano específico de treinamento com base na sua saúde e disponibilidade de tempo. Se você tem hipertensão, o seu médico pode querer fazer alguns exames para certificar-se que a musculação não irá causar um aumento perigoso da sua pressão arterial, etc. Felizmente, quase todas as pessoas com pressão arterial elevada podem desfrutar com segurança dos benefícios da musculação na terceira idade.

Depois de agendar uma consulta com seu médico, você deverá procurar um profissional de Educação Física para montar um plano de treino adequado para o seu perfil, objetivos e saúde. O acompanhamento médico nesse caso é essencial para evitar sobrecargas. A instrução sobre a técnica adequada e movimentos corretos nos exercícios é muito importante para ajudar a aproveitar o exercício sem risco de lesões, por isso não dispense um personal trainer. Se possível, consulte também uma nutricionista para aliar um cardápio adequado à sua nova rotina saudável.

Não se esqueça: “Sau?de na?o e? tudo, mas tudo e? nada sem sau?de” (SCHOPENHAUER)

Dr. Orlando Righesso Neto
Cirurgião de Coluna
Cremers 17 312
3452-0318