Não raro, pessoas com falta parcial ou total na arcada dentária apresentam problemas estomacais, por exemplo, já que os dentes funcionam como uma linha de produção, tendo cada um uma função específica. Ou seja, com a falta, os alimentos não chegam devidamente triturados no estômago, o que pode ocasionar gastrites e úlceras. Além disso, a aparência dos dentes prejudica o convívio social. Hoje, o cuidado com a aparência ganha cada vez mais destaque na vida pessoal e profissional.

Atualmente, com o avanço da tecnologia, pode-se contar com uma opção excelente para esse problema: os implantes dentários. Tire suas dúvidas mais frequentes do procedimento.

1 – O que é um implante dentário?
É um procedimento cirúrgico, que consiste na colocação de prótese fixa por meio de pinos de titânio fixados no osso mandibular ou maxilar, no lugar das raízes dos dentes.

2 – O procedimento causa dor?
Não. Obviamente trata-se de um pequeno ato cirúrgico e um certo edema (inchaço) é esperado, especialmente nos primeiros 3 dias pós-operatório. Entretanto, existem medicações específicas para o controle da inflamação pós-operatória, assim como antibióticos (remédios que combatem infecção) e analgésicos, que o médico poderá prescrever em caso de necessidade.

3 – Para quais casos são indicados os implantes dentários?
Os implantes dentários são indicados para quem, perdeu um ou mais dentes, risco de perda de dente por doença periodontal, para quem já usa prótese total (dentadura) ou parcial (ponte móvel) ou fraturou a raiz do dente.

4 – Como devo cuidar dos implantes após o tratamento? Podem existir complicações ?
Os implantes, assim como os dentes e gengivas, têm de ser muito bem limpos, utilizando-se o fio dental e escova recomendados pelo seu dentista. A principal complicação biológica é a periimplantite (doença que acomete o osso e a gengiva ao redor do implante). O mais importante é o comparecimento regular do paciente às consultas de manutenção para prevenir ou diagnosticar precocemente qualquer alteração.

5 – Os implantes são melhores que as dentaduras’?
Ambos são soluções importantes para repor dentes perdidos, mas o implante, hoje é a melhor opção de tratamento. Apresenta vantagens em relação à dentadura, como, por exemplo, melhor fixação, força na mastigação e conforto. É o tratamento que mais se aproxima dos dentes naturais.

Na Implantcenter você encontra os procedimentos de implantes com foco na qualidade de vida dos pacientes.

Dr. Antonio Mauro Prestes Jr – Mestre em Implantodontia e Esp. em Prótese Dentaria e Oclusão Implantcenter