Só quem tem sensibilidade dentinária sabe o quão desagradável é aquele arrepio toda vez que comemos ou bebemos algo gelado, agora no inverno então, isso se torna mais comum, até ao sair e pegar um ventinho gelado. É uma dor causada por desgaste da superfície do dente. A causa mais comum em pessoas adultas é a exposição da raiz dos dentes na área cervical (região mais próxima à gengiva) devido à retração da mesma. Como a raiz não está coberta pelo esmalte (o que seria o ideal), milhares de canalí¬culos que vão do centro do dente e levam o feixe nervoso da polpa até a superfície ficam expostos e acusam a dor.

Quando o calor, frio ou pressão afetam esses canalículos, você sente dor. E dói né? Ignorar esse fato pode levar a outros problemas de saúde bucal. Um problema bastante comum é quando a dor faz com que você não escove bem seus dentes, tornando-os vulneráveis às cáries e doenças gengivais.

Causam mais comuns da Sensibilidade:
Escovar os dentes com creme dental muito abrasivo, fazer a escovação incorreta e/ou quantidade de força exagerada aplicada na mesma, gengivite, que pode causar retração gengival, consumo de bebidas ácidas (como refrigerantes) e frutas cítricas que causam a erosão do esmalte e a exposição da dentina, o hábito de bruxismo (ranger dos dentes ou apertamento dos mesmos), dente lascado ou fraturado, com exposição da dentina, e até uma simples restauração, se realizada de maneira incorreta.

Tratamento para Sensibilidade

Em casa:
Após descobrir a causa da sua sensibilidade com a ajuda de um dentista, o importante é encontrar uma solução que seja eficaz. O primeiro passo é realizar a troca de sua escova por uma macia e o seu creme dental por um menos abrasivo, a cada escovação lembrar-se de diminuir a força para que a mesma não seja agressiva ao seu esmalte.

No consultório:
Aplicação de verniz de flúor nas áreas expostas para ajudar a mineralizar o esmalte e a dentina; Aplicação de espuma ou gel de flúor, por meio de moldes bucais, durante 3 a 5 minutos, proporcionando alta concentração de flúor para ajudar as áreas sensíveis; Aplicação de agente fixador (material usado para fixar restaurações) para impermeabilizar a superfície de a dentina ajudar os estímulos que causam a sensibilidade.
Consulte sempre o seu dentista. Não tente diagnosticar o problema você mesmo, pois ele pode ser sinal de algo mais sério. Somente seu dentista pode esclarecer a questão. Visite-o com frequência.

Dra. Bruna Portela
Cirurgiã Dentista,
Pós Graduanda
em Ortodontia
CRO 22929
Implantcenter
Fone 3055-0490