Em uma pesquisa efetuada na Unifesp, formam estudadas 150 mães de filhos portadores de uma malformação do sistema nervoso central chama efeito de fechamento do tubo nervoso neural. Esta doença que atinge uma criança em cada mil nascidos vivos, é associada a falta da vitamina acido fólico, encontrados em verduras verdes-escuras e carnes vermelhas. Este mesmo estudo também mostrou, que estas mães, mesmo depois de terem sido orientadas a modificarem sua dieta, em apenas 25% dos caos atenderam ao pedido.

O defeito de fechamento do tubo neural pode se manifestar de diversas formas, seja comprometendo uma parte do cérebro , situação em que o feto vem a falecer , ou impedindo a formação total do osso do crânio, quando também teremos uma alta mortalidade ou a situação mais comum, em que teremos a chama espinha bífita, e, que a espinha medular não se fecha completamente durante a gravides.

Verificou-se que a falta desta vitamina no inicio da gestação constitui-se no principal fator de risco para a ocorrência do problema. Os estudos realizados mostraram que a complementação de ácido na alimentação das gestantes reduz consideravelmente a ocorrência da doença, diminuindo também possibilidade de nascimento de um segundo filho com este mesmo defeito.

A criança que sobreviver, apesar da doença, pode apresentar diferentes níveis de paralisia, necessitando de cuidados com neurologista, fisioterapeuta e muitas vezes requerendo complexas cirurgias neuorológicas.

Vejamos o que pode ser feito para prevenir o problema.

A questão básico novamente vem a ser a prevenção ou seja, os cuidados com uma alimentação correta Talvez alguns diriam que o problema é social e que ele nem toda a população tem condições financeiras de garantir uma adequada alimentação. Concordo em parte, porém, todas a mulheres tem acesso ao acompanhamento pré natal. Além disto, o ácido fólico faz parte da linha básica de medicamentos fornecidos pela Secretaria da Saúde. Por outro lado, não há quem não tenha um canto no terreno de casa, para fazer uma pequena horta para plantas alguns pés de repolho, couve ou rúcula.

É importante que a população tenha em mente, o que há décadas vem sendo dito é mais fácil prevenir do que remediar. Na área de saúde isto é mais que atual. Tem,os que cuidar bem da nossa alimentação. As gestantes devem fazer seu acompanhamento pré-natal e este deve começar mesma antes de iniciar a gravidez.

Texto: Ivan Seibel
Fonte: Folha do Mate