Os supermercados e as fruteiras costumam comercializar uma variedade muito grande de frutas. Quem gosta de apreciar os sabores exóticos de origem essencialmente tropical tem para sua escolha uma variedade muito grande de produtos, por vezes, colhidos há milhares de quiilômetros e comercializados bem próximo aos consumidores.
Estas fontes de sais, vitaminas e fibras, não deveriam faltar na dieta. O ideal seria os adultos comerem duas ou três porções ao dia. O consumo para crianças deveria ser o dobro.

Mas, sabores e delicias à parte, sempre surgem as perguntas: posso comer uma fruta, como o abacaxi ou manga e depois tomar leite? A crença popular diz tantas coisas! E o sorvete de frutas? Como é feito? É feito de frutas com leite. E como é delicioso! A velha crença de que elas estariam reagindo entre si depois de consumidas também não passa de um conceito popular, sem base científica.

Há algumas restrições, por exemplo, para o consumo de frutas pelos diabéticos. Entretanto, de modo geral estes podem consumir qualquer variedade, porém sempre o devem fazer sob orientação de nutricionista ou médico.
Algumas frutas representam um papel muito importante na dieta. As suas fibras solúveis, as pectinas, ao retardarem o esvaziamento do estômago produzem uma sensação de saciedade, retardam a absorção de glicose e parecem reduzir as taxas do LDL, o colesterol ruim. As frutas com muitas fibras, como a manga pera e maçã também favorecem o trabalho do intestino. Alguns autores também lembram que algumas frutas como o mamão, o abacaxi e o figo possuem enzimas muito benéficas para a digestão. Outras são ricas em vitamina C, cujo consumo parece aumentar a absorção de minerais como o ferro, muito importante no tratamento contra a anemia. São ricos em vitamina C, por ordem de importância: o câmu-câmu (oriundo da Amazônia), a acerola, a acaçá, o kiwu, o caju a goiaba, o abacaxi, o morango a laranja e a manga. No primeiro temos 2.606 mg/100g enquanto na laranja (tão falada), temos apenas 59 mg/100g. Um dado importante deve ser considerado: qualquer hora é boa para consumir frutas. A única exceção refere-se à hora de se deitar. Aliás, esta hora é inadequada para o consumo de qualquer tipo de alimento. Há situações, como por exemplo na doença renal crônica, as frutas que contém muito líquido ou substâncias como o potássio devem ser evitadas.

A dica do dia vai por conta da recomendação de se consumir muitas frutas, pois, além de serem muito saborosos e nutritivos, constituem-se em um alimento mais barato que os hidratos e proteínas. É evidente que elas não substituem outros alimentos, e sim, os complementam.

Texto: Ivan Seibel
Fonte: Folha do Mate