Nossos dentes vão se tornando amarelados com o passar dos anos. As causas principais são modificação da estrutura interna do dente (dentina), bactérias cromogênicas existentes na boca e principalmente pigmentos dos alimentos, que aderem à superfície e também penetram na estrutura dentária. Este amarelamento dá um aspecto desagradável e envelhece nosso sorriso.

A evolução da odontologia e a preocupação crescente com a estética do sorriso levaram ao surgimento de substâncias e técnicas que auxiliam o profissional a tratar esse problema de forma segura. É muito importante que saibamos que todo procedimento de clareamento deve ser acompanhado por profissional habilitado, pois se trata de substância química (peróxido de carbamida e/ou peróxido de hidrogênio) que pode causar problemas à saúde se não for bem utilizada.

Existem contra indicações que devem ser observadas: pessoas com hipersensibilidade nos dentes, crianças e adolescentes até 16 anos, fumantes inveterados, gestantes e portadores de próteses extensas não devem se submeter a este procedimento. Um profissional consciente está apto a orientar e sanar qualquer dúvida nesse sentido.

As técnicas de clareamento serão decididas pelo profissional após observar o desejado pelo paciente e de acordo com o grau de pigmentação e o agente causador desta pigmentação, muitas vezes um polimento dentário com substâncias adequadas, já é o suficiente para o resultado desejado pelo paciente.

O clareamento dentário é realizado basicamente de três formas, através de polimento, com pastas e substâncias abrasivas, com peróxidos (por meio de moldeiras) utilizados em casa, ou no consultório dentário. A diferença básica está na concentração do produto. No consultório é feito com uma concentração mais alta e num período mais curto, tendo um resultado mais imediato. Já o clareamento caseiro leva um período maior para obter resultado semelhante. Ambos são efetivos e devem ser decididos juntamente com o profissional, pois o mesmo tem a capacitação de indicar um ou outro ou ambos se for o caso, após uma avaliação cuidadosa.

Ao clarear os dentes vamos melhorar nossa aparência. Estudos comprovam que dentes mais claros dão um aspecto mais jovem e saudável ao nosso sorriso, além de iluminar o nosso dia, não há mau humor que não se renda a um belo sorriso! Procure um profissional de sua confiança e clareie seus dentes!

Dr. Claudionir Costa