A CDL Bento Gonçalves está promovendo uma campanha de sensibilização para incentivar o consumidor a procurar os estabelecimentos comerciais para regularização da situação e recuperação de crédito, aproveitando o recebimento das parcelas do décimo terceiro salário.

Dados do primeiro semestre de 2015 revelam que a inadimplência no município ultrapassa os R$ 8 milhões – dinheiro que, em boa parte, deveria estar no caixa das lojas que venderam mercadorias e não receberam por isso. A maior parte dos devedores – 56% – tem apenas um registro em seu nome. Já aqueles com média de dois a cinco ocorrências em atraso correspondem a 40% dos casos de inadimplência no município. Quem consta na relação de devedores no SPC ou SERASA enfrenta restrições para conseguir crédito ou financiamentos, limitação de serviços bancários, dificuldades em processos de seleção de empregados, na locação de imóveis e na contratação de seguros com pagamento parcelado, entre outros.

Promovendo essa ação, a CDL quer contribuir para que as lojas minimizem o prejuízo em função da inadimplência. “Estamos orientando o comércio e receber esse cliente e, em conjunto, procurar as melhores alternativas para ajustar o pagamento das dívidas. Vamos trabalhar para que esse incentivo resulte na quitação de pendências financeiras, contribuindo para a saúde financeira das lojas”, avalia o presidente da entidade Marcos Carbone.

Tão importante quanto negociar o pagamento das dívidas com os clientes é fornecer crédito corretamente nas futuras vendas. Medidas preventivas simples – como realizar a consulta ao SPC, ajudam a evitar uma série de contratempos e prejuízos para o lojista. “Mais importante do que comercializar um produto é fazer uma boa venda, ou seja, receber pela mercadoria ou serviço. O comerciante precisa utilizar a seu favor os recursos e ferramentas disponíveis”, recomenda o presidente.

Informações Exata Comunicação.