Na nossa região, as mudanças climáticas costumam ser muito drásticas e consequentemente nosso organismo sofre bem mais do que o da população de climas mais uniformes. Estamos na época em que as oscilações nos termômetros já vão dos 15 aos 30 graus em um mesmo dia. As primeiras consequências para a maior parte da população se manifestam na forma de um tremendo resfriado.

Muitos falam que as gripes do verão são piores do que aquelas adquirirdas durante o inverno. Na verdade, gripe é sempre gripe e os sintomas apresentados variam de pessoa para pessoa, apenas dependendo da capacidade de se desenvolver uma maior ou menor resistência ao vírus.

Bem pessoal, os dias tem estado bonitos, a temperatura está levemente amena, por isto o tema de hoje também será leve. Vamos tentar conviver levemente melhor com nosso eventual resfriado. Bem, como já falei, gripe é sempre gripe e temos que esperar que ela passe.

Porém, o que fazer para diminuir seus dissabores? Em primeiro lugar é uma atitude absurda sair correndo na procura das tais injeções de Benzetacil. Aliás, houve época em que se fazia Benzetacil contra qualquer coisa: contra gripe, contra dor de cabeça, dor de cotovelo, dor de… deixa pra lá. Na verdade se trata de um antibiótico ainda usado em situações bem específicas, como no tratamento de sífilis ou na prevenção de endocardite bacteriana. Como se vê, não se pode usar antibióticos para tratar qualquer coisa.

Mas, e a gripe, o que se faz com ela? Em primeiro lugar, vocês não sabem, como faz bem o tal chá da vovó! Ele é gostoso, repõem o líquido perdido com a gripe, além disto serve para tomar o comprimido de Tylenol ou Dórico e evita que se fique desidratado de tanto espirrar, tossir ou assoar o nariz. É lógico, assim pode ser tratado um resfriado simples: Analgésicos e cama. Porém, sempre que observarmos alguma complicação deste quadro será preciso procurar um médico. Entre os primeiros sinais indicativos de problemas mais delicados podemos citar uma dor no peito relacionado com a respiração, febre persistente ou um abatimento desproporcional. Estes sintomas podem se tornar mais expressivos em pessoas idosas ou crianças asmáticas. Além disto, não convém esquecer que no Brasil, anualmente de 10 a 40 mil pessoas morrem de pneumonia decorrente de gripe.

O vírus Influenza continua atacando. Além disto, aos poucos a população está aceitando a ideia da vacinação e adere melhor aos programas de prevenção. Os efeitos colaterais costumam ser muito pequenos.

Mesmo assim vale a dica, agasalhem-se bem, tomem muito líquido, utilizem apenas analgésicos! Isto resolve quase todas as situações de resfriado. Entretanto, sempre que o quadro manifestar alguma tendência para a complicação, convém logo procurar ajuda médica, especialmente em se tratando de idosos ou crianças asmáticas.

Texto: Ivan Seibel
Fonte: Folha do Mate