Há 3 anos inaugurava-se a Aconchego Casa de repouso, um sonho que foi amplamente explorado com intuito de melhor atender a população idosa de Bento Gonçalves e região. Nestes anos, muitos programas foram elaborados e implantados. “Mas com o passar do tempo percebemos que nada é estático e que para uma Casa de Repouso de sucesso o atendimento deve ser individualizado e humanizado”, relata a enfermeira coordenadora Merlem Pavão.
De acordo com a psicóloga, Sheila Bertoldi, a Casa oferece todo o conforto e aconchego de um lar, com estrutura, mobília, equipamentos novos e equipe qualificada. Porém, mais que um lugar com excelência na técnica de cuidar, a Aconchego oferece amor e carinho aos idosos que moram ou frequentam o lar, começando pela preparação dos profissionais. “Melhoramos muito a equipe, contamos com técnicos de enfermagem e enfermeiros em todos os turnos, médico, fisioterapeuta, psicóloga, fonoaudióloga, dentista e nutricionista. Nos preocupamos em oferecer atendimento individualizado para cada idoso e os profissionais trabalham em equipe”, explica Sheila. “Buscamos o equilíbrio de sua saúde física, mental e biológica, respeitando suas necessidades, contribuindo assim para uma melhor qualidade de vida”, complementa Merlem.

Desde a inauguração da Aconchego, em 2013, muitos projetos foram implantados com o objetivo de oferecer um cuidado de forma integral, que é o grande diferencial da Casa. “Estimulamos a socialização e contato com família. O horário de visitas é livre, justamente para incentivar a relação de nós, da casa, moradores e a familiares. Além disso, organizamos um cronograma de atividades, tanto lúdicas como físicas, para estimular habilidades e potencialidades que eles tinham e foram perdidas”, afirma Merlem. Os moradores ou visitantes da Aconchego não realizam só atividades, eles têm, também, programas sociais quebrando o preconceito de que são pacientes.