Já sabemos que muitas vezes comer fora de casa todos os dias, durante o período de trabalho, pode ser complicado para muitas pessoas que estão em busca de alimentos saudáveis. Apesar de alguns lugares já oferecerem arroz integral no seu buffet e uma maior variedade de saladas, ainda vemos muitas frituras e alimentos processados, além do excesso de sódio e açúcar. Como continuar seguindo sua meta e fazer boas escolhas?

Fazendo a sua própria marmita com alimentos que você vai ter certeza de como foram feitos e que vão agradar ao seu paladar. A nova “mania” das marmitas voltou com tudo e aqui no Brasil já conseguimos ter acesso a recipientes específicos (que possam ir ao freezer e micro-ondas e sem componentes tóxicos). Há de vários tamanhos, cores, com diversos compartimentos e que já até viraram febre entre as famosas.
O ideal é que você já deixe tudo pronto na noite anterior para que não se atrase pela manhã. Aos poucos, você vai se acostumando a deixar um pouco mais de comida pronta, acaba virando uma rotina e tudo fica mais facilitado. Com organização e praticidade, tudo passa a funcionar bem.

1º Passo: Escolha uma marmita que já venha com outra embalagem térmica pra proteger ou então adquira uma à parte. O ideal é que a marmita tenha alguns compartimentos para que seja possível aquecer os alimentos separados da salada;

2º Passo: Separe os alimentos que levará durante o dia. Se além do almoço, também for levar lanchinhos para a manhã e o período da tarde, já deixe tudo próximo para não esquecer de levar pela manhã. Para os lanches, podemos escolher entre iogurtes, castanhas, frutas secas como damascos, goji berry, tâmaras, ameixas pretas, além de barrinhas de cereais que podem ajudar na hora da fome.

3º Passo: Para a refeição principal, no caso o almoço, tenha em mente sempre que o ideal é uma alimentação diversificada, colorida e saborosa. Em um recipiente à parte, coloque uma salada de folhas, acrescente grãos como grão de bico, soja ou mesmo semente como a chia, semente de girassol etc.

4º Passo: Coloque uma fonte de proteína e outra de carboidrato no seu almoço, para que seja bem equilibrado e possa trazer saciedade. Alguns exemplos: arroz integral + feijão + filé de frango grelhado + abobrinha refogada; filé de peixe com creme de milho, omelete com 2 claras e 1 gema + batata doce cozida + cenoura; carne moída + espinafre refogado; frango desfiado + lasanha de berinjela, entre outras opções.

5º Passo: Você é daquelas que não consegue ficar sem a sobremesa? Prefira levar frutas inteiras ou picadinhas, gelatinas também podem ser boas opções. Tente não exagerar naquele docinho que sobrou e que deu aquela vontade de comer no dia seguinte.

Se onde você trabalha não tem geladeira, nesse caso, o ideal é que você adquira uma bolsa térmica que possa resistir mais horas, isso por que alimentos como carnes, queijos, ovos e iogurtes podem estragar ao longo do dia.

Lembrando que as marmitas não são apenas para quem está de dieta, todo mundo pode ter vantagens fazendo isso, pois é uma opção mais saborosa, saudável e muito mais econômica, pra quem se importa realmente com a qualidade do que está ingerindo no dia-a-dia.

Fonte: crisarcangeli.com