As refeições feitas em horários semelhantes todos os dias e consumidas com atenção e sem pressa favorecem a digestão dos alimentos e também evitam que se coma mais do que o necessário, pois, quando se mastiga bem, a sensação de saciedade é maior e mais rápida.

Os mecanismos biológicos que regulam nosso apetite são complexos e dependem de vários estímulos e levam um certo tempo até sinalizarem que já comemos o suficiente. Em outras palavras, comer de forma regular, devagar e com atenção é uma boa maneira de controlar naturalmente o quanto comemos. Assim, a mastigação pode ser considerada um excelente medidor para a quantidade adequada de alimentos a se ingerir.

Quando mastigamos mais vezes os alimentos, naturalmente, aumentamos nossa concentração no ato de comer e prolongamos sua duração. Assim fazendo, também usufruímos de todo o prazer proporcionado pelos diferentes sabores e texturas dos ingredientes.

Dicas para melhorar a mastigação

Descanse os talheres enquanto mastiga, assim, você evita colocar mais alimento enquanto estiver com a boca ainda cheia.

Procure comer sempre em locais limpos, confortáveis e tranquilos e onde não haja estímulos para o consumo de quantidades ilimitadas de alimentos.

Telefones celulares sobre a mesa e aparelhos de televisão ligados devem ser evitados.

Aprecie o sabor da comida, sinta o gosto e a textura dos ingredientes. Separe tempo para se alimentar.

Lembre-se: para mastigar bem e lentamente é preciso se concentrar na refeição. Nunca é tarde para mudar hábitos.

Fonte: bolsademulher.com