A ansiedade pode ser considerada um dos grandes males modernos. Ela por si não é necessariamente um problema que possa prejudicar as pessoas, pelo contrário muitas vezes pode até trazer benefícios. Porém, quando a ansiedade paralisa você, sua estabilidade física ou emocional, é hora de procurar ajuda.

É importante saber que há diferença entre a ansiedade considerada normal, aquela que sentimos na véspera de uma prova ou de uma reunião importante e a ansiedade patológica, que é um transtorno mental sério que, se não tratado, pode desencadear graves crises de pânico.

A ansiedade é um estado psíquico natural que pode ser útil para nos deixar alerta para uma situação de perigo, porém, com a vida corrida que as pessoas têm levado e com o grau de exigência e pressão que a vida impõe, muitas vezes a cabeça não consegue relaxar e passamos a sofrer de quadros de intensa ansiedade.

Podemos até dizer que a ansiedade é um estado mental muito próximo do medo, mas, enquanto o medo é provocado por algum estímulo externo, a ansiedade costuma ter origens internas e subjetivas.

A ansiedade passa a ser um incômodo quando o indivíduo percebe que não está mais conseguindo se concentrar ou realizar suas atividades, ou que passou a ter comportamentos prejudiciais, tais como insônia ou roer unhas, entre outros.

Os sintomas podem variar de pessoa para pessoa e dependem da gravidade. Nos casos mais intensos os sintomas incluem palpitações, medo, suor, sensação de impotência perante adversidades, sentimento de perigo constante, tremedeiras, etc. A ansiedade pode levar a uma depressão e outros males, como uso abusivo de drogas, álcool, medicamentos, dentre outros. A evolução dos sintomas tende a comprometer as diversas áreas da vida do indivíduo, como a social e produtiva.

Nos dias de hoje, devido ao estilo de vida cercado de estresse e pressões, cada vez mais pessoas sofrem de ansiedade.
Levantamentos da Organização Mundial da Saúde (OMS), mostram que atualmente cerca de 33% da população mundial sofre de ansiedade. No Brasil, aproximadamente 12% da população sofre deste mal, de acordo com do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da USP, o que representa quase 24 milhões de brasileiros com ansiedade patológica (e não meramente ansiosos).

O tratamento psicológico auxilia a pessoas a poder compreender as razões da ansiedade e suas consequências. O olhar mais amplo sobre o sintoma permite que paciente e terapeuta tracem, em sessão, formas diferentes e mais saudáveis de se colocar no mundo. A psicoterapia é uma opção de tratamento, mesmo para os casos em que é necessário o uso de medicamentos. A psicoterapia pode ser uma forma de elaborar os motivos que o levam a estar se sentindo desta forma, buscando identificar quais situações são causadoras da ansiedade.

Sentir ansiedade vez ou outra é normal e todos nós sentimos. O problema está quando isso se torna parte do dia a dia e o sujeito percebe que está o tempo todo ansioso, que está o tempo todo esperando por algo, sendo que sequer existe algo previsto para acontecer.

Na terapia, é possível trabalhar os pontos que podem estar causando mais tensão na vida e o porquê da pessoa sentir-se assim frequentemente. O objetivo é auxiliar o paciente a pensar em formas de lidar com isso, como proceder quando sentir que a ansiedade está incomodando, ou mesmo prever quais situações poderão deixá-lo ansioso, onde ele já poderá ter ferramentas para enfrentar isso.

Se você percebe que a ansiedade está lhe impedindo de “avançar” e exercer suas atividades, como interagir com amigos, crescer no trabalho, vivenciar bons momentos com a família, manter um relacionamento amoroso… Fique atendo, está na hora de buscar ajuda!

Renata Rigon Cimadon – Psicóloga